7 princípios básicos para motivar e reconhecer pessoas
Você já parou para pensar no ato em si, de motivar e reconhecer pessoas, seja perante um grupo, no seu ambiente de trabalho, entre amigos ou em família?
Já se deparou com pessoas muito pessimistas e que nos deixam para baixo só de olhar para elas? Tenho certeza que sim!! Mas, o que você fez para motiva-la ou ajuda-la?
O mais fácil seria sair de perto ou procurar evita-las!!
Muitos artigos, pessoas, consultores, especialistas em relacionamentos, dentre outros profissionais sempre abordam a motivação em tons motivacionais e reconhecimento como prêmios exclusivos.
Reconhecer é sim premiar, seja com algo físico, psicológico e de boa fé e pureza de sentimentos.
Vamos nos atentar ao básico e a prática da motivação e reconhecimento nesse artigo, seja para seus funcionários, filhos, amigos ou pessoas da sua família.
Ainda segundo Kanter, reconhecer divulga padrões de mensagens como: “É isto o que a empresa considera um ótimo desempenho”, “É esse padrão que eu esperava de você…” dentre várias outras mensagens positivas que outras pessoas entenderiam o ato do reconhecimento como uma direta ou indireta para elas.
Leia o que Kanter considera como os 7 princípios básicos para motivar e reconhecer pessoas:
1) Enfatize o sucesso e não o fracasso. É provável que você não perceba os pontos positivos, caso se ocupe da busca pelo que há de negativo;
2) Promova o reconhecimento e a premiação de forma aberta e pública. Quando não se torna de conhecimento geral, o reconhecimento perde muito do seu impacto e do seu propósito;
3) Realize o reconhecimento de maneira pessoal e honesta. Evite algo muito “meloso” ou demasiadamente elaborado.
4) Faça com que o reconhecimento e a premiação estejam de acordo com as necessidades exclusivas das pessoas envolvidas. Dispor de muitas opções nesse sentido habilitará a pessoa a agradecer pelas realizações de acordo com as particularidades da situação;
5) A escolha do momento oportuno é crucial. Reconheça uma contribuição durante todo o curso de um projeto, trabalho, missão, propósito. Os atrasos enfraquecem o impacto da maioria das premiações;
6) Esforce-se ao máximo para estabelecer uma conexão clara entre motivação, realizações e premiações. Faça com que as pessoas entendam por que recebem prêmios e os critérios usados para determiná-los.
7) Reconheça o reconhecimento, ou seja, valorize as pessoas que enaltecem os colegas por fazerem o que é melhor para empresa, para o grupo, para família e assim por diante.
Agora que você já sabe os 7 princípios básicos para motivar e reconhecer pessoas, que tal começar exercitar desde já?
Faça isso com seu vizinho, porteiro, segurança, seus filhos, amigos, no trabalho… Verás que além do ambiente ficar mais ameno, o ar de confiança e autoridade para com você mudará e se tornarás mais assertiva e mais amena no ato de lidar com pessoas.
Gostou? Então curta, compartilhe e comente!! Tenho certeza que tens muito a nos dizer sobre o assunto!
Um grande abraço..
Wanessa R. Passos
Papo de Respeito
www.papoderespeito.com.br